A importância de estimular a criatividade na infância

Estimular a criatividade na infância abre portas para um futuro incrível. Já parou para pensar nisso? Embora os adultos também possam desenvolvê-la, ao longo dos primeiros anos de idade é quando a imaginação está a mil e é mais fácil transformá-la em um hábito para levar para toda a vida.

O melhor de tudo é que a família e a escola têm um papel muito importante para ajudar as crianças a desenvolverem tal habilidade.

Inclusive, diversos estudos reforçam a importância da criatividade na infância, ao constatarem que:

O nível de criatividade diminui ao longo da vida.

Essa habilidade ajuda a criança a se tornar um adulto mais responsável e independente.

Você sabia?

Apenas 2% dos adultos têm a mesma capacidade criativa de crianças de 5 anos, segundo um estudo da NASA.

De acordo com esse mesmo estudo, 98% das crianças são gênios na categoria imaginação.

De acordo com esse mesmo estudo, 98% das crianças são gênios na categoria imaginação.

O quanto você sabe sobre criatividade?

É comum encontrar várias pessoas que pensam sobre a criatividade como uma habilidade limitada à arte. No entanto, é importante saber que ela também se relaciona a várias outras funções, como:

Raciocínio lógico

Resolução de problemas

Senso crítico

Tomada de decisão

QUIZ

A criatividade é um dom ou talento inato?

FALSO!

Por mais que algumas pessoas demonstram ser mais criativas, a criatividade pode ser desenvolvida e estimulada com o tempo. Isso, inclusive, vale para todas as idades, viu?
Voltar

Praticamente tudo o que aprendemos chega por meio dos estímulos expostos a nós ao longo da vida. Dessa maneira, para que a criatividade seja desenvolvida, é importante que o ambiente ofereça múltiplas experiências.

Criar enigmas e desafios interessantes é uma maneira de estimular a criatividade na infância. Afinal, por meio da curiosidade, os pequenos trabalham mil e uma maneiras de resolver o problema apresentado até chegarem à melhor resposta.

Você sabia?

De acordo com profissionais da área da Psicologia e Pedagogia, quando uma criança cresce livre para usar a sua imaginação, tende a se tornar um adulto com muito mais segurança para fazer escolhas, resolver problemas e exercitar a criatividade.

Na presença de críticas, comparações, repreensões e avaliações, cerca de 70% das habilidades inatas das crianças se perdem.

É por isso que a criatividade precisa fluir livremente! 

QUIZ

Exercitar a criatividade na infância impacta a vida adulta?

VERDADEIRO! 

Essa foi fácil, já que demos um spoiler lá no começo! Quando uma criança tem uma infância criativa, as chances de entrar no Ensino Superior e ter um bom desenvolvimento profissional aumentam em 17,6%, segundo um relatório espanhol da Fundação Botín.
Voltar

Que a criatividade é uma habilidade que faz a diferença na infância e em todas as outras fases da vida, você já descobriu.

No entanto, como é possível ajudar as crianças a estimulá-la?

Para começar, é importante deixar os pequenos brincarem! Quando têm horários livres no dia a dia, as crianças deixam a imaginação fluir para ocupar o tempo se divertindo e explorando o ambiente ao redor.

Próximo

Além disso, ter um uso saudável das telas digitais e incentivar a criança a ter contato com diversas experiências ajuda muito no desenvolvimento criativo e de várias outras habilidades. O importante mesmo é dar o apoio que os pequenos merecem para ter uma infância saudável.

Voltar

Gostou de ler sobre o assunto?

Cadastre-se para receber mais dicas sobre a criatividade na infância!